Quixote Alma Ocidental


Cláudio Lembo

D.Quixote, o cavaleiro da triste figura, personagem marcante da obra de Cervantes que, por suas aventuras, suas ironias, inúmeras peripécias e suas inesquecíveis posturas, vem marcando a trajetória histórica, cultural e política do nosso mundo, permeando o desenvolvimento da sociedade, tanto em território europeu como também latino-americano, estréia na série Culturalismo pela pena do Professor Cláudio Lembo, Vice-Governador do Estado de São Paulo, que se propõe a adentrar a alma de Quixote e sua intensa repercussão na formação das idéias a comandar a paisagem contemporânea, em discurso proferido na Academia Paulista de Letras, na tarde de 10 de março deste ano de 2005, homenageando, juntamente com os ilustres acadêmicos, os 400 anos da edição desta memorável obra.

O CEPES – Centro de Estudos Políticos e Sociais, uma entidade de fins não lucrativos, criada e instalada em 1992, direcionada ao incremento do estudo e da investigação científica no campo social, nos domínios jurídicos, na área política e no espectro econômico, tem a satisfação e a honra de inaugurar sua atuação editorial justamente com a publicação deste trabalho produzido pelo seu presidente e fundador, Professor Cláudio Lembo, que realiza percuciente análise do maior expoente dentre os personagens cervantinos: D. Quixote.

Afirma o Professor Lembo, ao referir-se a ensinamentos extraídos da obra de Cervantes, que “pelo diálogo as pessoas se interlaçam e aprendem mutuamente”. Pois bem, o CEPES constitui um locus de debate e diálogos. É amplamente receptivo à discussão de novas idéias. Enfim, se oferece como verdadeira plataforma para, por via de encontros, simpósios, seminários e mesas de debates, incentivar a pesquisa e promover ampla discussão sobre temas polêmicos do inquietante panorama atual.

.